WebQuest - Estimulando o pensamento crítico e o trabalho colaborativo

A proposta WebQuest foi criada em 1995 por Bernie Dodge e Tom Mach da Universidade Estadual da Califórnia - EUA. É uma metodologia de pesquisa orientada, elaborada por um professor para ser solucionada por seus alunos, reunidos em grupo.




"Webquest é uma atividade de pesquisa orientada em que alguma ou toda informação com que os alunos interagem provém da Internet."


Bernie Dodge

No Brasil, ela surgiu no ano 2000 com o professor Jarbas Novelino, do SENAC e da Escola do Futuro (projeto da Universidade de São Paulo), que teve contato com Bernie Dodge, quando estudou na Universidade de San Diego - EUA.

Desde 1995, professores estão adaptando o modelo WebQuest às suas necessidades. Da troca de experiências entre professores nasceram diversos formatos comuns de WQs, porém uma boa WQ, não deve fugir da essência proposta por Dodge.

Uma WQ pode ser classificada em dois tipos:

Curta: Leva de uma a três aulas para ser solucionada.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser solucionada.

Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova metodologia, não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam. É uma abordagem singela, mas gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, um mediador."

Uma WQ é constituída de sete seções:

Introdução - Deve conter um texto curto, de linguagem clara, objetiva, e que ao mesmo tempo motive e aguce a curiosidade do aluno sobre o tema.

Tarefa - É o elemento principal de uma WQ. Se você criar uma tarefa mal definida, sua WQ não será capaz de instigar os alunos a aprofundar a pesquisa sobre o tema.

Processo - Apresenta o passo a passo de como devem ser realizadas as tarefas propostas.

Recursos - Traz uma lista de sites sugeridos pelo professor, para que sejam realizadas as tarefas.

Avaliação - Deve mostrar ao aluno a forma como ele será avaliado e em que momento a avaliação será individual ou coletiva.

Conclusão - A conclusão deve ser breve, simples e que faça com que o aluno reflita sobre o que foi realizado, levando-o a querer se aprofundar mais sobre o tema, aproveite para disponibilizar mais links sobre o assunto.

Créditos - É a seção em que o autor da WQ apresenta as fontes de pesquisas utilizadas por ele, podendo ainda ser o espaço de agradecimento e homenagens a pessoas que tenham coloborado no desenvolvimento de seu trabalho.

Para saber mais,
clique aqui.

Atividades realizadas por meio de uma WebQuest propiciam ao aluno uma maior interação com as tecnologias, e a utlização adequada da Internet, através de pesquisas, sem que ele se perca em sua navegação. A WQ, é também sem dúvida, uma excelente ferramenta para estimular o trabalho colaborativo, levando-o a adquirir uma postura crítica diante das informações que chegam até.






Karla Fabiani Faria Carvalho








Nenhum comentário: