Estratégias para desenvolver competências e habilidades de pesquisa

Todos concordamos que a Internet é uma maravilha, um grande advento, uma ferramenta riquíssima de pesquisa e interação, mas quando o assunto é trabalho escolar, as opiniões divergem.Como sabemos, nossos alunos estão expostos a uma infinidade de informações, sejam elas confiáveis ou não. Hoje em dia qualquer pessoa pode escrever um artigo e publicar na web.

É difícil a escola concorrer com tais avanços!

Um dos maiores problemas enfrentados em sala de aula é quando um professor pede para que os alunos façam um trabalho. Já era assim, antes, cópias de livros, dicionários, etc. hoje com a Internet, então... O
CTRL+C, CTRL+V é a alegria dos alunos. De todas as séries, até mesmo dos mais graduados.


Então como poderíamos tentar resolver o problema?

De que forma os professores podem incentivar os alunos para os temas da pesquisa?

Acredito que uma das formas é tentar direcionar e limitar a pesquisa, através de sugestões bibliográficas; assim como dividir o trabalho em etapas, não atribuir nota apenas ao trabalho escrito, fazer questionamentos, pequenos seminários, assim, os alunos teriam que refletir sobre o tema pesquisado para poder apresentá-lo.

Uma alternativa bem interessante para trabalhos de pesquisas seria o uso da metodologia WebQuest.

WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge em 1995.

“WebQuest trata-se de uma sistemática de pesquisa orientada na qual algumas ou todas as bases de conhecimento com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet, opcionalmente suplementadas com videoconferências.”
Dodge (1995)

Atividades realizadas por meio de uma WebQuest propiciam ao aluno uma maior interação com o conteúdo apresentado pelo professor, a prática do trabalho colaborativo e, principalmente a utilização adequada da Internet, através de pesquisas, sem que ele se perca em sua navegação.

Um comentário:

sirlei martins disse...

Para termos competência de passar as informações sugeridas no texto, temos que estar sempre atualizados nos sites de pesquisas para podermos indicar sempre o melhor caminho.