Fique Esperto!



O professor na era digital deve:


1. Possuir um endereço de e-mail e ler os seus e-mails pelo menos duas vezes por semana (o ideal seria lê-los diariamente);
2. Possuir um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta seu conhecimento com outras pessoas;
3. Participar ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional;
4. Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usá-lo para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média;
5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e lê-lo regularmente;
6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint);
7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;
8. Preparar pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;
9. Manter contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;
10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias em suas aulas.


Note que na lista acima não foi incluída em nenhum item a necessidade de se “possuir um computador”, porque de fato não é preciso possuir algum para ser um professor digital, ou mesmo para incluir-se digitalmente. No entanto, muitos professores que conheço possuem computadores e acesso à Internet, mas não chegam a ter nem três das dez habilidades listadas acima.

32 comentários:

Unknown disse...

achei o texto de grande relevância, principalmente para mim, pois estou iniciando no curso de informática e este será muito útil para minha organização e praticidade.

Unknown disse...

Achei o texto muito interessante, pois incentiva os professores que já têm o hábito acessar a internet diariamente e usá-la como oum dos instrumentos de sua prática pedagógica, bem como serve para despertar aquele profissional que ainda não está antenado com o mundo digital, para que ele não fique a margem no mundo atual.

Unknown disse...

Trocar idéias com colegas de profissão enriquece o desempenho de todos.



Areni e Sílvia

Léa disse...

Karla
Realmente precisamos estar mais conectados. Valeu o texto.
Dulciléa; Cecilia e Neusa.

aldinha disse...

Carla,

O seu texto foi muito útil! Prometo ficar mais atenta quanto ao uso do computador na questão dos e-mails.
Saiba que você está passando confiança para turma na questão de queremos aprender e aprimorarmos nessa era digital.
Alda

Unknown disse...

o titulo do texto, e muito sugestivo.
um otimo estimulo para mim, pois estou super motivada e empolgada com o curso,onde tudo e novo para mim.

José Romildo disse...

Achei interessante o texto, pois incentiva o professor a trabalhar na era digital. O profesor sente-se mais capacitado, mais integrado, mais importante.

Unknown disse...

procurei da melhor forma lendo este texto
retirar instruções de grande valor no meio
tecnológico. vou procurar me inserir neste
impacto e nesta nova aventura um bom aproveitamento durante esta passagem por este curso de suma importância.

Manoel Carlos da Silva disse...

O computador é um instrumento com o qual podemos nos comunicar usando a interne, através dos emails, pois é o avanço da tecnologia.
Os emails devem ser consultados, se possível todos os dias, pois através deles tomamos conhecimento dos recados
que nos são enviados com se fossem cartas ou telegramas de antigamente.

sirlei martins disse...

O texto mostra que a inclusão digital deve estar presente em nossa vida,como uma boa arma de trabalho,diante de sua praticidade.

Unknown disse...

Achei o texto ótimo para despertar no professor o uso do mundo virtual, pois estamos na era digital e precisamos estar conectados...

Unknown disse...

As dicas citadas no texto, ajuda o professor a se organizar na sua atividade educacional e estar sempre interagindo com seus colegas, para troca de idéias.

Unknown disse...

O texto e ótimo, o professor atual realmente tem que ficar esperto na era digital, e com todas essas dicas é para não deixar de estar ligado.

Unknown disse...

Eu achei o texto muito bom é um grande incentivo para o professor e para o educando. Eu adoro informática. É muito bom ficar por dentro das novas tecnologias.

Unknown disse...

Achei o texto muito interessante, pois o professor precisa se habituar com todo este processo tecnológico, procurando assim acessar diariamente a internet e fazer desta ferramenta um valioso recurso na sua prática docente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto é de grande valia, já que socializa e confronta com conhecimentos.
Preparar uma aula e levar os alunos a usar o computador nas nossas escolas é muito produtivo e interessante.

ZEZÉ disse...

Trocar idéias com colegas de profissão enriquecendo o desempenho de todos é muito bom. Achei o texto muito grande para pouco tempo. O Computador é um instrumento com o qual podemos nos comunicar usando a internet.

zezè

Unknown disse...

O texto é muito interessante, o item cinco chama a atenção para uma questão polêmica, uma vez que atenta para a necessidade do professor debater sobre as temáticas atuais que envolvem sua disciplina.É a oportunidade de interagir com outros colegas da área, manter-se atualizado, podendo, portanto, direcionar de forma mais segura, as descobertas de seus alunos.Eis o grande desafio da atualidade: uma educação dialógica onde o aprendizado ocorra de forma dinâmica e em redes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CRENILCE disse...

O texto é muito pertinente.As dez dicas serão de muita valia para nós professores, não só na vida profissional, como também pessoal.

Crenilce e Celielma

Unknown disse...

concordo tudo isso é muito bom,mas na maioria das vezes devido o rotina corrida da vida de um professor entre diário,provas e tantas outras coisas falta tempo e principalmente disposição.

Anônimo disse...

O texto discrimina uma parcela da categoria que sequer possui computador em casa. Portanto,é inconcebível aceitar tal comentário.
Bete

Anônimo disse...

É sadio o professor operacionalizar tudo isso.É sabido, também, que uma das principais dificuldades nisso é a falta de tempo do professor.

Unknown disse...

É muito útil o uso do blog como ferramenta de troca de experiências e informações e de grande importância para o cotidiano escolar para os educadores e em sua prática educativa.

Eliana

Anônimo disse...

achamos o texto bastante interessante, pois da dicas muito importantes para mim que estou iniciando o curso de Informática. Será bastante útil para o meu cotidiano.

postado por Vagner e Alcilene.

Anônimo disse...

Achamos o texto bastante interessante, pois da dicas muito importantes para mim que estou iniciando o curso de Informática. Será bastante útil para o meu cotidiano.

postado por Vagner e Alcilene.

CIEP470 disse...

Achamos o texto bastante interessante, pois da dicas muito importantes para mim que estou iniciando o curso de Informática. Será bastante útil para o meu cotidiano.

postado por Vagner e Alcilene.

Anônimo disse...

ACHEI muito importante poder me comunicar com colegas de trabalho,pois este contato virtual é de grande importancia para o nosso crescimento profissional.
AIRTES

Unknown disse...

O Texto é interessante,pois além das dicas faz um alerta aos educadores para as mudanças e para o bom uso da tecnologia.

Unknown disse...

Achei o texto muito interessante. pois na era digital os professores precisam estar atualizados.

Unknown disse...

Achei o texto interessante e até educativo para nós professores, incentiva o uso da internet como um recurso estando sempre atualizado com novas situações, mas como sempre estando afastado da nossa realidade um pouco corrida com vãrias atividades.