Relação ética com o conhecimento produzido por outros autores


O professor deve sempre orientar seu aluno na hora em que pede para que ele faça um trabalho de pesquisa, pedindo para que indique as fontes que usou para fazer o trabalho, e que sempre tenha a bibliografia. Pode ainda explicar que o aluno pode usar textos de outros autores em seus trabalhos, porém deve fazer saber quem é o autor do mesmo; mostrar ao aluno que compensa mais expressar suas próprias idéias, pois assim ele terá a certeza da evolução da sua aprendizagem, que está construindo seu próprio conhecimento.

Devemos sempre lembrar ao nosso aluno dos seus deveres, seus valores éticos, morais e profissionais. Que ele não pode utilizar o texto de outro como se fosse dele. E que o trabalho apresentado como se fosse de sua autoria própria, na verdade pertence a outra pessoa, e que é crime tal prática, que ele pode responder judicialmente por plágio; e que a pena para tal ato pode ser de multa ou reclusão.



Um comentário:

sirlei martins disse...

A ética deve ser um princípio fundamental em nossa vida, como educadores, temos que fazer valer esse princípio em nossos alunos desde pequenos.O QUE É NOSSO PODE SER COMPARTILHADO, PORÉM O QUE É DOS OUTROS DEVE SER RESPEITADO!!!!!!